Caso 6
ID: ACF, sexo masculino, 45 anos, casado, pedreiro, natural e procedente de Teófilo Otoni
QP: “Urina com cor de coca-cola”
HDA: Paciente comparece a Unidade de Pronto Atendimento com queixa de alteração da cor da urina (escurecida e acastanhada) acompanhada de oligúria moderada; tais sintomas tiveram início há cinco dias mas, achando que melhoraria com o tempo, o paciente preferiu não procurar atendimento médico. Além dos sintomas já relatados, queixa de sensação de edema generalizado e cefaléia. Nega disúria ou outros sintomas.
HPP: Nega diabetes e hipertensão. Apresentou odinofagia e tosse há cerca de três semanas mas já obteve melhora. Como doenças da infância, já teve catapora, caxumba e asma (não apresenta mais sintoma desde os treze anos). Já realizou apendicectomia na adolescência. Não possui o cartão vacinal em dia.
HF: Pai faleceu por conta de câncer de pulmão. Mãe é hipertensa. Não possui outros históricos familiares relevantes.
HV: É tabagista desde os 16 anos (29 anos/maço), faz uso abusivo de bebida alcoólica, nega uso de drogas ilícitas, sedentário, possui alimentação saudável.
EXAME FÍSICO :
Paciente orientado no tempo e espaço, corado, hidratado, anictérico, acianótico. Presença de edema em MMII (+++/4+) e periorbital.
FC: 86bpm, FR: 18irpm, PA: 172X104, TAX: 36,2°C, Peso: 68kg, Altura: 182cm
Ap. C: RCR2T, BNF, sem sopro ou atrito pericárdico. Pulsos cheios e simétricos.
Ap. R: MVF, sem ruídos adventícios
Abdome: Abdome plano, ruídos hidroaéreos presentes, som timpânico a percussão, ausência de dor a palpação superficial ou profunda, sem visceromegalias.
Proct.: Paciente não permitiu a realização do toque retal
MMII: Presença de edema +++/4+, ausência de outras anormalidades.
1) Com base nas informações apresentadas, o que você acha que está acontecendo com o paciente? (Estude sobre a patologia que você acha mais provável)
2) Além da sua principal hipótese, quais outros diagnósticos diferenciais podem ser levantados?
3) Qual a conduta diagnóstica mais adequada para o caso?