top of page

Caso 4

Gabriel, Breno e Francis

Preceptor: Dr. Admilson - Cardiologista

ID: M.C.M, sexo feminino, 59 anos, divorciada, desempregada (anterior: cortadora de cana e doméstica), natural e residente em Serra dos Aimorés (já morou em área rural em casa de pau a pique).

QP: “Cansaço e falta de ar”

HDA: Paciente veio à consulta ao cardiologias por encaminhamento do médico da cidade devido a uma alteração de um exame (não sabe qual é a alteração e não trouxe os exames). Relata que há cerca de 4 a cinco anos iniciou sintoma de dispneia com piora progressiva, sendo que atualmente sente “cansaço” ao realizar atividades de esforço moderado. Além da dispneia, relata dor torácica de intensidade suportável (4+/10+) que dura cerca de cinco a dez minutos, principalmente ao realizar esforços; apresentou alguns episódios de dispneia paroxística noturna e geralmente dorme com dois travesseiros. Episódios frequentes de palpitações também foram relatados.

Outros sintomas: queixa de dores frequentes, de média intensidade em todo lado direito do corpo (principalmente em mãos e tornozelos), acompanhada de queimação; faz uso de diclofenaco para alívio da dor. Acha que tais sintomas podem ter relação com anestesia medular para realização de histerectomia.

 

HPP: G4P4A0. Hipertensa (em uso de losartana); possui diagnóstico osteofitose, desvio de coluna e osteoartrose. Realizou histerectomia e cirurgia para correção de catarata, faz uso de lentes corretivas.

 

HF: Mãe apresentou acidente vascular encefálico mas faleceu por conta de Câncer pulmonar.

 

EXAME FÍSICO:

PA= 176X86 mmHg em ambos os braços, FC= 72 bpm e FR= 19 irpm.

Hipocorada (+/4+), hidratada, anictérica, acianótica, orientada no tempo e espaço.

Sistema cardiovascular com bulhas rítmicas, hipofonéticas em dois tempos, com ausência de sopros. Pulsos palpáveis e simétricos.

Sistema respiratório com murmúrio vesicular fisiológico, sem ruídos adventícios.

Sistema digestório com abdome globoso, sem alterações na inspeção, palpação ou ausculta.

Membros inferiores levemente edemaciados (+/4+)

1) Com base nas informações apresentadas, qual a patologia mais provável que pode estar causando todos os sintomas? (Estude mais sobre ela)

2) Além da sua principal hipótese, quais outros diagnósticos diferenciais podem ser levantados?

3) Quais as principais complicações geradas pela patologia da questão 1? Existe algum sintoma sugestivo na paciente?

4) Caso você tivesse que escolher três exames para solicitar, quais seriam? Quais as alterações que você esperaria encontrar? 

bottom of page